Retrospectiva 2023: Como foi o ano do Esporte Clube São Luiz

Retrospectiva 2023: Como foi o ano do Esporte Clube São Luiz

Como dá para considerar a temporada 2023 do Esporte Clube São Luiz? Boa, regular, ruim?

RECOPA

O Rubro abriu a temporada 2023 disputando o título da Recopa Gaúcha, contra o Grêmio, na Arena. Em condições normais, os times da capital sempre sãp favoritos contra os clubes do interior. E o favoritismo do Tricolor contra o São Luiz aumentou por causa de uma contratação em nível mundial por parte do Grêmio: Luis Suárez. O que se viu na tarde do dia 17 de janeiro de 2023, foi mais de 50 mil torcedores invadir a Arena e o resultado foi o Tricolor goleando a equipe ijuiense por 4 a 1, com três gols do atacante uruguaio. Paulinho Santos fez o gol do São Luiz.

GAUCHÃO
No Gauchão, uma campanha irregular, brigou contra o rebaixamento(embora não entrou nenhuma rodada no Z2), até a última rodada quando venceu o Aimoré por 2 a 1. Paulinho Santos e Maurício marcaram os gols do São Luiz nesta partida. O campeonato também ficou marcado pelo atacante Jarro que defendia o São Luiz que teve o nome citado pela Operação Penalidade Máxima por manipulação de resultados. Segundo o MPGO, Jarro recebeu uma valor em dinheiro para cometer um pênalti no jogo do time de Ijuí contra o Caxias. O jogador cometeu o pênalti e após foi substituído alegando lesão. Dias depois ele foi julgado no TJD-RS onde foi multado e afastado do futebol por um ano.

COPA DO BRASIL
Em 2023, o São Luiz disputou pela terceira vez em sua história a competição maos democrática do país. E de forma inédita, classificou-se para a segunda fase. Dentro do Estádio 19 de Outubro, triunfou diante do Juventude por 1 a 0, gol de Édipo. Na segunda fase, se credenciou a enfrentar o Remo, em Belém. Derrota por 2 a 1 e eliminação. Gol do Rubro foi marcado por Negueba.

COPA FGF
Detentor do título, e sem calendário, o São Luiz resolveu defender o título da competição estadual. E mais uma vez foi coroado. Após 12 jogos dentro do certame, o time do Estádio 19 de Outubro levantou pelo segundo ano seguido a taça. Na decisão, o São Luiz superou o São José com vitória em Ijuí por 2 a 0 e derrota em Porto Alegre por 2 a 1. Os gols do primeiro jogo foram anotados por Lucas Hulk e Lucas Souza e Gabriel Terra, marcou no Passo D’Areia. O título da competição deu o direito do clube ijuiense de disputar a Recopa Gaúcha, contra o Grêmio, desta vez em Ijuí, e direito de jogar a Copa do Brasil 2024, com Juventude, Sport, CRB, Criciúma, Sampaio Corrêa, Tombense, Ituano, Operário/PR, ABC e Remo, também em Ijuí.

ELEIÇÃO
Também em 2023, pela primeira vez, em 85 anos de história, o São Luiz escolheu seu presidente através do voto do associado. Vilson Hepp e Marcelo Furhmann se candidataram e Hepp venceu o processo eleitoral.

Compartilhar

Alex Frantz