São Luiz buscará recursos para reforma e ampliação do Estádio 19 de Outubro
Em reunião ampliada ocorrida na noite desta terça-feira, o Conselho Deliberativo do Esporte Clube São Luiz definiu de forma consensual endossar a proposta que prevê uma ampla reforma nos espaços do Estádio 19 de Outubro, casa do Rubro ijuiense desde sua fundação em 1938. O futuro da Baixada tem sido colocado em debate nos últimos meses, e a posição dos conselheiros sobre o tema é de que, neste momento, a melhor opção é o clube concentrar seus esforços na reforma do estádio.
Conforme o presidente do Conselho Deliberativo, Bira Teixeira, o posicionamento está alinhado com o calendário de competições do time, que terá um ano movimentado no qual serão disputados no mínimo 10 jogos em Ijuí, incluindo partidas da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. No encontro, os conselheiros destacaram que as competições nacionais exigem em suas fases mais avançadas uma capacidade mínima de cinco mil torcedores no estádio que receberá o jogo, já descontados os itens de segurança exigidos pelas autoridades. A partir disso, o Conselho, através de seus integrantes, buscará formular um projeto que contemple essa exigência de capacidade para receber torcedores.
Do encontro de conselheiros saiu, também, a definição de que será proposta nas próximas semanas a formalização de uma campanha, tendo em vista a captação de recursos para ampliar a capacidade e a qualidade dos espaços do Estádio 19 de Outubro.
Diante disso, os conselheiros firmaram consenso sobre a viabilidade de o clube buscar verbas através da Lei de Incentivo ao Esporte. Por este caminho, um projeto de ampliação se beneficiaria de recursos do Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas quanto de empresas, que poderiam repassar parte dos valores devidos ao Fisco ao São Luiz.
A alternativa é vista com bons olhos porque, além de uma maior agilidade, a lei obriga que os projetos contemplem espaços voltados à comunidade, como atividades esportivas de cunho social e infraestrutura acessível a pessoas com deficiência, o que aumenta exponencialmente os benefícios comunitários de uma reforma no Estádio.
Há cerca de duas semanas os diretores do Rubro receberam, em reunião, um consultor na área de projetos públicos que apresentou a possibilidade de captação de verbas através da Lei de Incentivo ao Esporte. Segundo o especialista, o projeto para reforma do 19 de Outubro tem enormes chances de ser aprovado pelo governo federal, responsável pela análise das propostas.
Pensando na possibilidade de o Rubro avançar às próximas fases das competições nacionais, os conselheiros terão como foco um projeto técnico para que a Baixada possa receber cinco mil torcedores.
O presidente do Conselho ressaltou, no entanto, que o plano de expansão não deve parar por aí. Conforme Bira Teixeira, é perfeitamente possível que, num segundo momento, o clube pense em ampliar ainda mais a capacidade do estádio para até 10 mil torcedores, se tornando uma referência em infraestrutura esportiva no interior do Estado.
Foto: Assessoria CD.
Publicar comentário